O Município de Bragança e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa acolheram a “Academia Diário da República”, uma iniciativa promovida através do Centro Nacional de Inovação Jurídica (CNIJ), em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
A ação decorreu sob a forma de uma série de “aulas abertas” que permitiram a cerca de 100 alunos de diferentes escolas do concelho e a mais de 40 funcionários do Município conhecer de perto e atualizar conhecimentos sobre o funcionamento do Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa.
A iniciativa insere-se no plano anual de atividades do CNIJ, que tem reforçado a sua ligação com a comunidade por meio de ações que pretendem aproximar o meio académico, a administração pública e a sociedade civil. O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, considera que “é fundamental que os cidadãos, desde cedo, compreendam o papel do Diário da República e a sua importância para a vida jurídica e administrativa do País”. “Com esta iniciativa, procuramos tornar o direito mais acessível e próximo de todos, ao mesmo tempo que atualizamos as competências e conhecimentos da nossa equipa”, acrescentou.
Além de pretender “desmistificar” o funcionamento do Diário da República, a sessão permitiu aos participantes conhecer as novas funcionalidades inovadoras da plataforma digital do DR, incluindo as suas novas ferramentas relacionadas com inteligência artificial.
Com esta ação, o Município de Bragança reafirma o seu compromisso com a promoção da literacia jurídica, proporcionando novas oportunidades de aprendizagem e interação com o direito e a cidadania.